Go Síndico

Carregamento de veiculos
Autor: Fábio Urata

Carregamento de Veículos Elétricos em Condomínios: Normas e Segurança

VEÍCULOS ELÉTRICOS

O avanço tecnológico e a crescente preocupação com a sustentabilidade têm impulsionado o desenvolvimento e a adoção de veículos elétricos em todo o mundo, e no Brasil não é diferente.

De acordo com a Associação de Veículos Elétricos (ABVE), as vendas de veículos eletrificados (elétricos, híbridos ou híbridos plug-in) tem aumentado consideravelmente. Considerando os anos de 2022 e 2023, foram emplacadas mais de 250 mil unidades, com aumento superior à 270% comparando ano contra ano. Isso sem contar os veículos eletrificados que não possuem necessidade de emplacamento em nosso país, como patinetes e bicicletas.

Veículos elétricos são todos aqueles que utilizam energia elétrica para alimentar seus motores e se movimentar, ao invés de utilizar apenas motores à combustão interna à combustível, como gasolina ou diesel. De forma geral, as principais categorias são:

  • Veículos Elétricos à Bateria (BEVs): Os BEVs são totalmente elétricos e utilizam baterias recarregáveis para armazenar a energia necessária para movimentar o veículo. Não possuem motor de combustão interna e são carregados exclusivamente por meio de estações de carregamento elétrico.
  • Veículos Elétricos Híbridos (HEVs): Os HEVs combinam um motor de combustão interna com um motor elétrico. A bateria elétrica é recarregada durante a condução por meio de um processo chamado frenagem regenerativa e pelo motor de combustão interna, mas não são carregados externamente.
  • Veículos Elétricos Híbridos Plug-in (PHEVs): Os PHEVs também combinam um motor de combustão interna com um motor elétrico, mas, diferentemente dos HEVs, possuem uma bateria que pode ser carregada externamente através de uma fonte de energia elétrica. Isso permite que o veículo opere em modo totalmente elétrico por uma distância limitada antes de alternar para o motor de combustão interna.

As baterias são componentes essenciais para o funcionamento de veículos elétricos, desempenhando um papel crucial na armazenagem e fornecimento de energia necessária para a propulsão do veículo.

As baterias de íons de lítio são as mais comuns em veículos elétricos modernos. Elas utilizam lítio como material principal para o eletrodo e são conhecidas por sua alta densidade de energia. Apesar da alta densidade de energia, comparada à outros materiais, e vida útil longa, elas possuem elevados custos de produção e riscos consideráveis de superaquecimento que podem causar incêndios.

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS | NBR 1709/2022

A norma ABNT NBR 1709 foi criada para estabelecer diretrizes e requisitos para instalação elétrica fixa destinada a fornecer, ou receber energia elétrica de veículos elétricos assim como a operação desses sistemas.

Os principais objetivo da norma são garantir a segurança, assegurando que os sistemas de carregamento sejam projetados e instalados de forma a minimizar riscos elétricos, incêndios e outros perigos associados ao carregamento de veículos elétricos; promover eficiência, definindo padrões que garantam a otimização do consumo de energia;  interoperabilidade dos sistemas de carregamento de veículos elétricos, permitindo compatibilidade entre sistemas de diferentes modelos de veículos e estações de carregamento, além de abordar aspectos técnicos e de segurança, assegurando que as instalações atendam aos requisitos necessários para proteger usuários, veículos e infraestrutura elétrica.

Por fim, a norma não abrange a avaliação de risco de explosão devido à possível produção de hidrogênio ou de outros gases inflamáveis durante a recarga da bateria.

PORTARIA CCB-002/800/2024

A portaria CCB-002/800/2024, do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, complementa a ABNT NBR 1709/22 com regulamentos adicionais voltados para a segurança e eficiência do carregamento de veículos elétricos. Ela tem como objetivo aprimorar a regulamentação existente, introduzindo novas diretrizes para garantir a segurança e a eficiência dos sistemas de carregamento.

Apesar de estar em processo de consulta pública, seu prazo foi prorrogado por mais noventa dias, à contar da data de seis de maio de 2024.

Dentre os principais pontos apresentados, estão:

  • Infraestrutura e localização dos pontos de carregamento, definindo espaçamento adequado à segurança, ventilação apropriada nos locais de carregamento e sistemas de desligamento de energia;
  • Segurança contra incêndio, indicando exigência de detectores de fumaça e alarmes de incêndio para alertar de forma rápida os ocupantes do local;
  • Sistemas de combate à incêndio, indicando requisitos para extintores específicos e adequados para incêndios envolvendo baterias de veículos elétricos, além de instalações de sprinklers automáticos em áreas de risco;
  • Procedimentos de emergência, como instrução

A portaria também estabelece prazos para aplicação dos pareceres, desde aplicação imediata após sua publicação, como novas edificações, ou projetos que ainda não possuam AVCB, ou até um ano para adequações nas instalações citadas no documento.

O PAPEL DO SÍNDICO NA IMPLEMENTAÇÃO

Os síndicos, como gestores responsáveis, possuem o dever de compreender e implementar essas diretrizes de forma eficaz. Será de extrema importância liderar essa transformação com o objetivo de certificar que todos os condomínios sob sua gestão atendam as exigências legais e técnicas, reduzindo, significativamente, riscos à segurança de todos os moradores, colaboradores e visitantes. A certificação Síndico 5 Estrelas, por exemplo, é um indicativo de que o gestor está preparado para liderar essas transformações.

Esses profissionais deverão estar preparados para dialogar com engenheiros, eletricistas e outros profissionais para assegurar que as instalações elétricas atendam a todos os requisitos legais e técnicos. Isso inclui desde a escolha dos locais para a instalação dos pontos de carregamento até a verificação periódica de sua manutenção.

Além do conhecimento técnico, ele deverá desenvolver o planejamento estratégico e planos de comunicação eficazes, pois a instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos pode gerar dúvidas e preocupações entre os moradores, especialmente em relação ao impacto no consumo de energia e à segurança das instalações.

Neste contexto, será fundamental conduzir reuniões e comunicados claros que expliquem os benefícios e as implicações dessas implementações e regulamentações.

A Go Síndico elabora planejamentos estratégicos para realização de obras, reformas ou novas implementações, de forma estruturada, garantindo a comunicação clara dos objetivos, custos e prazos para as atividades, garantindo a transparência em todo o processo, seja em seu condomínio, ou auxiliando síndicos em suas atividades.

Comunicações bem estruturadas ajudam a garantir que todos compreendam a importância das novas implementações e se sintam seguros com as transformações.  Falando em segurança, confira nossas dicas adicionais sobre como garantir a segurança em condomínios, aqui em 10 dicas essenciais para garantir a segurança de seu condomínio.

O conteúdo deste artigo é de propriedade intelectual e só poderá ser reproduzido com a indicação do link e citação do autor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima